Páginas

Total de Visualizações da Página

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Os lugares e as paisagens

         Cada lugar possui particularidades que decorrem da combinação de uma serie de elementos naturais e sociais.
        Paisagem são todos os elementos que podemos ver tocar, sentir e ouvir em determinado local sejam eles predominantemente naturais ou culturais.
Exemplo de Paisagem Cultural ou Artificial
        A paisagem tem características únicas, resultantes das combinações dos elementos que as compõem sentir o frio ou o calor, ouvir o barulho do vento, sentir o cheiro da mata é importante para que se possa perceber a paisagem como um todo, pois o cheiro, o som, a temperatura são características do lugar estudado e colaboram para torná-la única.

Exemplo de paisagem natural

As paisagens e a percepção do observador

        Cada ser humano possui uma maneira diferente de utilizar os sentidos da visão, audição, olfato, paladar e tato, perceber o mundo.
        Alguns observadores poderão descrever mais detalhadamente os elementos culturais como os tipos de construção do lugar enquanto outras se deterão mais aos elementos naturais. A percepção de uma paisagem também depende da intenção do observador, ou seja, varia conforme seu objetivo e sua relação com o lugar observado.

As paisagens naturais, culturais e o espaço geográfico 

        Nos lugares onde se destacam os elementos da natureza, intactos ou ainda pouco alterados pelo homem observaram paisagens naturais por outro lado, em qualquer lugar do planeta onde os seres humanos desenvolvem suas atividades, criando elementos sociais, podemos observar paisagens culturais ou humanizadas.
        Esse espaço utilizado e constantemente modificado pelo homem no decorrer do tempo e denominado espaço geográfico.


O espaço geográfico: do natural ao cultural 
As características do espaço geográfico decorrem de um longo processo de transformações sócias e técnicos desencadeados pelos seres humanos a adaptação do ser humano aos diferentes ambientes terrestres só foi possível como o desenvolvimento de técnicas e instrumentos que permitiram, por exemplo, criar habitações, vestuários e utensílios domésticos, além de formas de cultura e de criações de animais.

O desenvolvimento técnico e a ampliação do espaço geográfico

        Ao longo da historia o desenvolvimento das técnicas ocorreu de formas e ritmos diferentes em cada sociedade.
       Essa realidade somente seria mudada com o advento da atividade industrial, no século XVIII.


       A partir de então, o desenvolvimento crescente da indústria ocasionou intensas transformações na natureza, visto que a atividade industrial necessita de grande quantidade de recursos para sua sustentação. Alterando extensas áreas da superfície terrestre reduzindo-se as paisagens naturais e multiplicam-se as paisagens culturais.
     

      Mas apesar do ritmo acelerado das transformações do meio ambiente pelo homem, 46% da superfície terrestre mantém sua vegetação original intacta, segundo estudo de dois anos feitos por 200 especialistas e coordenado pela ONG conservation internatioonal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...