Páginas

Total de Visualizações da Página

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Exemplo de Paisagens: Culturais e Naturais

Exemplo de Paisagem Cultural
Dentre vários tipos de paisagens existentes, resolvi especificar nas paisagens de Belém. As primeiras são Paisagens Culturais ou artificiais, ou seja, paisagens que ao longo do tempo tiveram alterações feitas pelo ser humano. 


Casa das onze Janelas, Belém do Pará.
Fonte: Blog Sena
Construída no século XVIII,tornou-se um hospital militar graças ao governo do Grão-Pará (Atual Belém).A partir de 1870, a casa teve funções militares, até 2001, quando foi comprado pelo governo de Almir Gabriel para servir como ponto turístico. Hoje a casa é um dos maiores pontos turísticos do estado do Pará.

Estação Docas,Belém do Pará
É um complexo gastronômico e cultural localizada em Belém do Pará que foi inaugurada em 13 de maio de 2000.Os quatro galpões de ferro inglês são um exemplo da arquitetura característica da segunda metade do século XIX. Hoje, eles são revestidos de vidro, proporcionando ao visitante uma agradável iluminação natural e revelando um espetacular cenário amazônico.
Os guindastes externos para movimentação de carga foram fabricados nos Estados Unidos,A Estação tem seis restaurantes, uma choperia, lojas e quiosques de artesanato, salão de beleza, salas multi-uso para realização de eventos, agência de câmbio, de viagem e bancos 24 horas, além de sorveteria e produtos regionais, há, ainda, exposições permanentes com a história do porto e arqueologia urbana, cinema, teatro e salas para eventos. Tudo isso palco de uma intensa programação cultural de shows, exposições, seminários, e filmes.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

[LUTO] Tragédia no Rio de Janeiro


Homem mata 12 alunos em escola do Rio e se suicida

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Um homem armado invadiu uma escola e disparou contra estudantes, matando 12 alunos antes de ser atingido pela polícia e cometer suicídio nesta quinta-feira, na zona oeste do Rio de Janeiro.
'Um ex-aluno entrou na escola armado e não se sabe por que ele efetuou os disparos', disse o relações-públicas da Polícia Militar, coronel Ibis Pereira, a repórteres após o ataque ocorrido por volta das 8h30 da manhã.
O atirador matou dez meninas e dois meninos e deixou outros 12 alunos feridos que foram levados a hospitais, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Alguns feridos em estado grave tiveram que ser transportados em helicópteros.
'Ele estava muito armado, foram duas armas. Estava com um cinto com tipo de armamento de munição de profissional', afirmou o governado do Rio, Sérgio Cabral, em entrevista na escola no bairro de Realengo.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Os lugares e as paisagens

         Cada lugar possui particularidades que decorrem da combinação de uma serie de elementos naturais e sociais.
        Paisagem são todos os elementos que podemos ver tocar, sentir e ouvir em determinado local sejam eles predominantemente naturais ou culturais.
Exemplo de Paisagem Cultural ou Artificial
        A paisagem tem características únicas, resultantes das combinações dos elementos que as compõem sentir o frio ou o calor, ouvir o barulho do vento, sentir o cheiro da mata é importante para que se possa perceber a paisagem como um todo, pois o cheiro, o som, a temperatura são características do lugar estudado e colaboram para torná-la única.

Exemplo de paisagem natural

As paisagens e a percepção do observador

        Cada ser humano possui uma maneira diferente de utilizar os sentidos da visão, audição, olfato, paladar e tato, perceber o mundo.
        Alguns observadores poderão descrever mais detalhadamente os elementos culturais como os tipos de construção do lugar enquanto outras se deterão mais aos elementos naturais. A percepção de uma paisagem também depende da intenção do observador, ou seja, varia conforme seu objetivo e sua relação com o lugar observado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...